Vendas em Marketplace, saiba se precisa declarar
images

Preciso declarar vendas no Mercado Livre?

Abriu uma conta e começou a vender produtos como pessoa física no Mercado Livre? E agora? Você precisa declarar suas vendas? Essa é uma dúvida comum que surge e nós vamos te ajudar a esclarecer para evitar que você pague mais impostos que o necessário ou enfrente algum tipo de problema com o fisco.

Vendedor pessoa física

Você precisa declarar vendas no Mercado Livre quando a sua renda mensal como pessoa física ultrapassa a marca de R$ 1.903,98. Isso significa que pessoas com outras fontes de renda, precisam somar os seus ganhos mensais para identificar quando é hora de começar a declarar.

Muitos vendedores se enganam, e deixam para começar a recolher impostos sobre as vendas quando elas superam a faixa de isenção do Imposto de Renda, mas esquecem de considerar a existência de outros rendimentos.

Se você vender produtos como pessoa física no Mercado Livre e acumular rendimentos mensais superiores a R$ 1.903,98 vai ser preciso começar a preencher o carnê leão e recolher mensalmente o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

O grande problema aqui, é que a alíquota do IR pode chegar a 27,50% sobre o faturamento, o que na maioria dos casos, torna inviável oferecer preços competitivos e ao mesmo tempo lucrar nas vendas através do Mercado Livre.

Se este é o seu caso, saiba que deixar de declarar não é uma opção, já que o fisco está de olho e monitorando todas as suas movimentações financeiras. O caminho é a abertura de um CNPJ.

Vale a pena abrir CNPJ para declarar vendas no Mercado Livre?

Abrir CNPJ para declarar vendas no Mercado Livre e evitar problemas com o fisco é o melhor caminho para quem deseja crescer e ter sucesso no marketplace.

Como pessoa jurídica e com a orientação de um contador, você poderá ter uma empresa e pagar menos impostos do que pagaria na pessoa física, através do Simples Nacional ou do Lucro Presumido.

A Contabilidade Rocha oferece uma consultoria contábil especializada, elaborando um planejamento tributário personalizado para estimar quanto você pagaria de impostos em cada regime e indicar a alternativa mais econômica.

A abertura do CNPJ pode te trazer diversas vantagens, além de reduzir os impostos, como:

Permissão para emitir notas fiscais

Com um CNPJ você poderá emitir notas fiscais, oferecendo mais credibilidade aos compradores.

Acesso aos melhores fornecedores

Com uma empresa constituída, você tem acesso aos melhores fornecedores do mercado, conseguindo produtos com custos reduzidos, potencializando sua margem de lucro.

Sem limite de vendas

Com uma conta do tipo PJ, você não corre o risco de ter uma limitação do seu volume de vendas ou saques.

Mercado Coletas

Vendedores que possuem CNPJ podem aproveitar todos os benefícios do Mercado Coletas, incluindo tarifas menores de frete.

Mercado Líder

Como vendedor PJ, você tem acesso ao Mercado Líder e poderá figurar entre os melhores vendedores da plataforma, conquistando maior visibilidade nos anúncios.

Alerta importante!

Através de declarações obrigatórias como a DIMP e a e-Financeira, que são transmitidas pelos bancos e plataformas de intermediação, o fisco sabe exatamente quanto você está vendendo por mês.

Com base nas informações das suas movimentações, o fisco pode confrontar os impostos recolhidos e identificar se você declara todas as suas vendas, aplicando multas pesadas em caso de divergências.

Pare de correr riscos! Se você deseja declarar vendas no Mercado Livre e pagar o menor volume possível de impostos sem ter problemas com o fisco, conte com o suporte de uma contabilidade especializada.

ATENDIMENTO