No Brasil existem hoje muitos empresários cadastrados como MEI, ou microempreendedor individual, em 2020, por exemplo, mais de 10 milhões de microempreendedores brasileiros foram registrados, mas você sabia que uma empresa registrada como MEI pode migrar para ME? Até já se pode observar um aumento crescente no número de empresários buscando migrar seu negócio de MEI para ME, ou microempresa.
O MEI é o profissional que trabalha por si próprio, e para se encaixar nesta modalidade, é preciso que tenha um faturamento anual que não ultrapasse o limite estipulado, além de não ser sócio de nenhuma outra empresa e ter apenas um funcionário. A migração para ME, muitas vezes tende a acontecer naturalmente, porque os negócios crescem e pode ser necessário contratar mais funcionários, ou porque o faturamento anual pode vir a ultrapassar o teto do MEI. Quando isso acontece, ou quando o empresário está planejando evoluir com a empresa, é necessário migrar.
Na ME a empresa atua nos regimes de Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Assim que é feita a mudança de status é comum escolher o Simples Nacional, por ser o que tem um sistema de recolhimento de impostos menor e mais prático. Diferente do MEI, a ME pode ter um número maior de funcionários e o limite de faturamento anual de uma para a outra é bem maior. A Contabilidade Rocha, com uma consultoria especializada, tira todas as suas dúvidas e realiza esse processo de migração de forma rápida e sem custos operacionais, você só paga as taxas governamentais e municipais.