Existem diversas situações que podem alterar o status do CPF, entre elas, quando o contribuinte estava obrigado a declarar o imposto de renda e não o fez. Nesse caso, o CPF do contribuinte fica pendente de regularização e deve ser regularizado, muitas pessoas confundem "nome sujo" com CPF irregular, mas saiba que são duas coisas distintas.
Para regularizar, é necessário enviar a declaração do imposto de renda ausente à base de dados da Receita Federal, depois disso, é preciso pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais, DARF, referente ao valor devido, a tributação e a multa de atraso.
Estar com o CPF irregular, pode trazer algumas consequências, te impossibilitando de abrir ou movimentar contas bancárias, fazer empréstimos ou financiamentos, receber aposentadoria ou outros benefícios, tirar ou renovar o passaporte e participar de concursos públicos, por exemplo.
Para abertura de uma conta bancária, o CPF é um documento obrigatório, e se ele estiver irregular, a abertura é negada. Essa irregularidade impossibilita também de movimentar contas já existentes, e traz diversas dificuldades para realizar empréstimos, financiamentos, obter cartão de crédito ou receber benefícios, como a aposentadoria.
O CPF pendente de regularização pode impedir a pessoa de sair do país, já que uma das exigências para tirar ou renovar o passaporte, é que o CPF esteja regularizado junto à Receita Federal. Em relação aos concursos públicos, a irregularidade também pode ser um impedimento, pois além das etapas das provas, existem análises objetivas, com a finalidade de saber se o candidato está realmente apto.
Para não sofrer nenhuma consequência e não precisar se preocupar com burocracias, você vai precisar do auxílio de um escritório de contabilidade de confiança. A Contabilidade Rocha te auxilia com comprometimento, executando todas as obrigações e regularizando sua situação de forma prática e ágil.